Blogdobeers

15 ago

Um conceito inovador sobre hospedagem no Rio de Janeiro. Conheça a história do Beers Five Hostel House!

O Beers Five Hostel House é o primeiro Hostel temático de cerveja do Rio de Janeiro. Os quartos têm nome de cerveja e a casa é toda decorada com esse tema. Os fundadores acreditam que a cerveja constrói histórias e fecharam parcerias com produtores de cervejas locais para oferecer cervejas artesanais difíceis de encontrar em qualquer bar ou supermercado.

Em 2013, inspirados pela escassez de acomodações na cidade do Rio de Janeiro e as perspectivas turísticas para a Copa do Mundo de futebol 2014 e os Jogos Olímpicos 2016, cinco amigos resolveram tirar do papel a vontade de abrir o próprio negócio. Estimulados por um investimento inicial relativamente baixo e pelo momento econômico que fazia mais brasileiros viajarem ao exterior e conhecerem esse meio de hospedagem, escolheram o bairro de Santa Teresa por se tratar de um forte polo gastronômico e cultural da cidade.

Em um casarão de 800 m², a 200 metros da estação de bonde Largo dos Guimarães, criaram um espaço com capacidade para 25 pessoas distribuídas em 6 quartos.

Em 2014, duas sócias desistiram. A Copa do Mundo foi um momento casa cheia em que tiveram certeza que o serviço oferecido estava aprovado. Mas no pós-Copa, ficaram 3 meses sem hóspedes, quase fecharam as portas e mais um sócio desistiu. Nesse momento, conheceram o Marcelo Ramos e fecharam a primeira parceria com um produtor de cerveja artesanal: a cerveja da favela Complexo do Alemão.

O ano de 2015 foi desafiador. Marcele Porto, idealizadora do projeto, foi demitida do seu emprego de consultora de projetos que tocava em paralelo com o gerenciamento do Hostel. Nesse momento, como sócia majoritária, optou por levar a casa para dentro da empresa e vivenciar os desafios de uma jornada empreendedora. Com o apoio do marido Wellington Martins, desenvolveram novos processos e tornaram o Hostel um ambiente caseiro e familiar. Implementaram um conceito de Hostel House onde recebem os hóspedes na própria casa (Guest House) e valorizam os espaços compartilhados e a troca de experiências típicas do ambiente de Hostel.

Além disso, fizeram importantes parcerias com outros produtores locais e oferecem uma carta especial de cervejas artesanais para serem apreciadas! As cervejas são escolhidas cuidadosamente para que o hóspede,através da bebida, tenha curiosidade sobre a cidade. Oferecem, por exemplo, a cerveja Paquetá e isso estimula o turismo para a Ilha.

2016 foi o ano dos Jogos e, com todos os custos reduzidos, o susto do pós-copa não se repetiu. No final do ano, passaram a usar o nome Beers Five Hostel House, inovando na relação de hospedagem e proporcionando aos convidados uma experiência diferenciada!

Em abril de 2017, Marcele Porto ganhou o Primeiro Lugar do Prêmio Citi Jovem Microempreendedor – categoria atuante e levou sua ideia de negócio para outros patamares. Em maio do mesmo ano, o Beers Five Hostel House foi selecionado como Case de Sucesso pelo Sebrae Inteligência Setorial ., no mês de Julho, fecharam a Parceria como apoiadores do projeto social Favela Art.

O objetivo desse apoio é implantar um conceito de hospedagem solidária, onde o projeto da Comunidade, que surgiu através do turismo, possa se manter. A ideia está sendo elaborada em parceria com a artista plástica e líder comunitária Mariluce Maria e irá fortalecer a cadeia de negócios de impacto social sustentável do Estado!

Mesmo em meio à crise política-econômico-social que o Brasil e o mundo estão vivendo, acreditam que juntos podem construir um mundo melhor. Confiam no Brasil e sabem que toda essa fase de transformações os deixará mais fortalecidos como empresa e, principalmente, como seres humanos.

Deixe seu comentário